No dia 29 de dezembro de 2011, aconteceu no Distrito Engenheiro José Lopes Senador Pompeu - CE, o Auto de Natal: Auto de Maria Santa, que foi apresentado pela Cia. Engenheiros da Arte e Pontinho de Cultura Cultivando Vida e Arte no Semiárido, um projeto da ACEJOL - Associação Comunitária de Engenheiro José Lopes apoiado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, através do Edital Pontinhos de Cultura 2010 e tem parceria do Instituto Casarão de Cultura e Cidadania.
Foi uma noite muito especial para toda a comunidade, muitas pessoas saíram de suas casas e até de outros municípios, para assistirem as crianças moradoras do pequeno distrito, representando o grande marco histórico religioso, o nascimento do menino Jesus, que já é tradição no lugar.
O Espetáculo foi realizado de maneira simples, porém um trabalho feito com compromisso e total dedicação pelos artistas locais. Foram cerca de 30 pessoas envolvidas na produção do evento comunitário. Os adereços, figurinos e cenários foram confeccionados na maior parte com material reciclável, materiais de fácil acesso para quem mora no sertão do Ceará, como estopas, palhas, esteiras e outros reaproveitados de espetáculos anteriores.
Equipe de produção - Montando cenário
Um dos preceitos do Projeto é trabalhar a questão dos direitos humanos fundamentais, como o respeito à vida, trabalho digno e educação de qualidade , não importando o lugar seja no Sul, seja Nordeste , na capital ou interior, todos têm direitos e deveres iguais.
Esses temas foram trabalhados nas oficinas teatrais com o grupo Cia. Engenheiros da Arte durante o período que antecedeu o espetáculo, através de dinâmicas ou até mesmo situações vivenciadas por eles e em seguida tudo foi repassado para as crianças do Projeto Pontinho de Cultura Cultivando Vida e Arte no Semiárido, que foram absorvendo todos esses conteúdos através de exercícios simples para um melhor desempenho na peça, do mesmo modo que estiveram levando consigo lições de cidadania para à vida.
A encenação do Auto de Maria Santa tem um diferencial por ser um misto de teatro popular e lapinha viva, principalmente pela mensagem transmitida pelos personagens. O PALHAÇO, quer mostrar a desviurtualização do verdadeiro sentido do natal; SANTINHA, uma menina humilde cheia de sonhos que supera todos os obstáculos para ir ao encontro do que seja o verdadeiro sentido do natal e em busca do Menino Jesus para compreender sua mensagem; o MENDIGO, um homem frágil e sem a ajuda da sociedade, tenta lutar por seus direitos, mas nada consegue, por não ter documentos, é como se não existise para o Estado; o HOMEM POBRE DA FAVELA vive de projetos sociais do Governo, pois não teve direito a uma educação de qualidade, por isso não consegue um emprego e julga ser, o que recebe, uma esmola; o IDOSO, que é maltratado pela sociedade e por sua família que o abandona, pois acreditam que o idoso não serve mais para nada; o SOLDADO, por não ter vontade própria , mata sem saber por que está matando, apenas luta em favor dos interesses alheios; a MENINA DE RUA, é uma criança que foi abandonada como tantas outras que estão no mundo, mostra a irresponsabilidade da familia e do Estado que deveria garantir os seus direitos básicos.
Acontece a transformação da Lapinha Viva:Santinha transforma-se em Maria Santa, o mendigo em José, o homem pobre, palhaço e o soldado em reis magos, o idoso em pastor, a menina de rua é envolvida por uma legião e também toma a forma de anjo.
No encerramento houve a entrega dos certificados de participação pela presidente da ACEJOL - Associação Comunitária de Engenheiro José Lopes Alaíde Leite, dos Projetos execultados em 2011, que foram: Pontinho de Cultura Cultivando Vida e Arte no Semiárido e Cine Berradeira Cinema na Comunidade, ambos apoiados pela Secretária da Cultura do Estado do Ceará. Em seguida os familiares vieram orgulhosamente abraçar e apoiar seus filhos por mais uma conquista do grupo.
Escrito por: Karla Samara
Elenco
Santinha e Maria Santa - Ana Cecília - 12 anos
Mendigo e José - Gilson Filho - 11 anos
Palhaço e rei mago - Eltanin Alighiere - 09 anos
Homem Pobre e rei mago - Jorge Luis - 12 anos
Idoso e Pastor - Pedro Lucas - 9 anos
Anjo - Gliviane Magalhães - 12 anos
Anjo - Sabrina Gonçalves - 09 anos
Anjo - Liandra Vitor - 12 anos
Anjo - Erick Vandick - 06 anos
Homem pobre e pastor - Moisés Marques - 09 anos
Philipe Noé - Anjo - 06 anos
Soldado e rei mago - Jardessom Magalhães 09 anos
Menina de rua e anjo - Lainara 10 anos
Anjo - Danielle Vitoriano - 09 anos
Ficha Técnica
Texto: Fram Paulo
Fotografias - Gerlânio Rodrigues
Cenários e adereços - Paulo Eduardo
Figurinos: Fátima e Fábrica Lopes Confecções
Sonoplastia - Ana Paula
Maquiagem - Maria Aparecida, Auzenir Vitor e Giêzi Magalhães
Produção - Herbes, Suzana Alves, José Reni, Edvan Pedro
Iluminação - Gerlânio Rodrigues
Assistentes de Iluminação - Victor Hugo e Albino Magalhães
Produção de vídeo - Fram Paulo
Direção - Karla Samara