sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Crianças mantêm tradição em Senador Pompeu


ALEX PIMENTELCOLABORADOR

Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/caderno.asp?codigo=16


Senador Pompeu Se depender do Pontinho de Cultura Cultivando Vida e Arte no Semiárido, a tradição popular comemorada hoje, Dia de Santos Reis, vai continuar como uma interessante manifestação do ciclo natalino no Interior do Ceará. Em dezembro de 2010, a Associação Comunitária Engenheiro José Lopes (Acejol) passou a desenvolver atividades com o público infantil desta comunidade rural de Senador Pompeu. Através de recursos da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), 17 crianças, dos 6 aos 13 anos de idade, aprenderam no ano passado os passos do reisado, até então manifestados apenas quando adultos.

Sob a orientação da atriz, produtora e editora de vídeo Karla Samara Magalhães, coordenadora do projeto, agora o grupo infantil invade os terreiros da região, repetindo o ritual praticado pelos mais velhos. Mas, para levantarem poeira estrada afora, foram meses de preparação. Além dos passos eles aprendem toda a história do folguedo. São orientados sob a importância de cada um dos personagens na encenação. Também recebem aulas de canto e de percussão. Executam músicas autorais, clássicos da cultura nordestina e músicas do repertório de grupos tradicionais da região. São os "caretinhas de Engenheiro José Lopes".

Antes, esses meninos e meninas apenas imitavam os pais. Saiam pelas casas da vila situada a 17 quilômetros do Centro de Senador Pompeu, e dos povoados vizinhos, em busca de prendas trajando sacos e máscaras de papelão, com chicotes na mão. A brincadeira era realizada no período da Semana Santa, no círculo dos caretas, no sábado de aleluia, culminando com a malhação e queima do Judas. Daí surgiu a ideia de promover com os mais jovens oficinas culturais, fortalecendo ainda mais as manifestações locais. Ainda em 2010, pela primeira vez realizavam a "Festa dos Caretinhas", noutro ciclo cultural, o do Santos Reis, acrescenta a coordenadora.

De acordo com Karla Samara, esse processo só ocorreu porque houve interesse das crianças e da Acejol em fortalecer suas manifestações culturais. Juntamente com o Instituto Casarão, outro parceiro dos projetos socioeducativos desenvolvidos na comunidade, criaram o reisado infantil, com direito a burrinha, ema e até Bumba Meu Boi.

Nos encontros de vivência com os Mestres de Reisados de Caretas de São Joaquim, João Inácio e João André se familiarizam cada vez mais com os costumes folclóricos da comunidade. Quem assiste fica impressionado com as evoluções da garotada nos folguedos.

Mais informações:
Pontinho de Cultura Cultivando Vida e Arte no Semiárido

Distrito de Engenheiro José Lopes Senador Pompeu

ALEX PIMENTELCOLABORADOR

Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/caderno.asp?codigo=16

Nenhum comentário:

Postar um comentário