Paixão de Cristo no Sertão - Apresentação no Dist. de Eng. José Lopes e Bonfim - Senador Pompeu-CE
O espetáculo teatral a Paixão de Cristo no Sertão, foi encenado na quinta-feira, dia 21 de abril na comunidade de Engenheiro José Lopes, dentro da programação da Festa dos Caretas e Caretinhas, realizada pela Associação Comunitária de Engenheiro José Lopes – ACEJOL, em parceria com o Instituto Casarão de Cultura e Cidadania e no dia 22 de abril na comunidade de Bonfim Senador Pompeu-Ce.
Um espetáculo emocionante, construído a partir das Vivências Artísticas Comunitárias, ação desenvolvida pelo Instituto Casarão de Cultura e Cidadania, em parceria com o Grupo de Apoio Comunitário, Econômico e Social Bonfinense e Associação Comunitária de Engenheiro José Lopes, apresentado pelos grupos teatrais de Senador Pompeu: Cia. Engenheiros da Arte, Arautos do Bonfim e Cia. Pirilume de Teatro.
Um trabalho desenvolvido com técnica, pesquisas teóricas e práticas, onde todo o elenco participa de oficinas de interpretação, técnica vocal e expressão corporal. Os ensaios foram iniciados ainda no mês de janeiro, tempo necessário para a concepção do espetáculo, dentro de uma estrutura estética e conceitual, que possibilitou uma encenação dinâmica e emocionando, estruturada para ser apresentada em qualquer espaço.
A Paixão de Cristo no Sertão é um projeto que cresce a cada ano. Este ano foi realizado sem apoio financeiro, prevaleceu o trabalho comunitário, onde a própria comunidade criou seus mecanismos de produção através do trabalho coletivo. A dinâmica da comunidade se apropriando dos meios de produção cultural, da revitalização das tradições, da produção artística, cria um movimento cultural verdadeiramente comunitário. Tal movimento provoca profundas mudanças na comunidade, no fortalecimento da identidade cultural, na compreensão do sentido da existência da comunidade e na busca da superação de problemas existentes.
Leia trechos das falas dos personagens que foram escritos por Fram Paulo, que também fez a adaptação dos textos bíblicos:
TENTAÇÃO:
O poder!!! o poder é desejado, o poder modifica as pessoas, transforma suas mentes, seus ideais. É bom ter poder. É bom mandar, desmandar, conquistar, ser adorado. Quem tem poder, tudo pode. Eu te darei todo o poder e a riqueza dos reinos, pois a mim é que foram dados, e eu os posso dar a quem eu quiser. Portanto, se te prostrares diante de mim e me adorares, tudo será teu!!! É tão simples ter todo o poder político e econômico ao alcance de tuas mãos!!! Basta me adorar...
MADALENA:
Eis, que dá a mim direitos, senhor. Vossa sabedoria é tão grande, que ver a injustiça que caiu sobre mim, por que sou mulher. Estou condenada, por defender os meus direitos e de minhas irmãs, tantas brutalmente espancadas, exploradas, assassinadas. Sem que de fato venham ser amparadas pelas leis, tantas leis ineficazes na prática. Senhor, que teu sábio e bondoso gesto, seja compreendido e repetido pelas autoridades quem têm a obrigação e dever de garantir os direitos das mulheres e de todos os seres humanos. E que as mulheres temerosas, busquem forças em suas palavras, em sua sede de justiça, em seus ensinamentos pela busca da liberdade. O senhor foi o único a compreender-me e defender-me.
JESUS CRISTO:
Bem aventurados os que trabalham, os que cuidam da terra e nela produzem, porque da terra sairá o alimento que proverá a vida.
Bem aventados os que buscam instrução, os que aprendem e ensinam, pois a educação é a garantia de uma vida digna na terra.
Bem aventurados os que amam e protegem a natureza, utilizando-a com sabedoria, pois a convivência harmoniosa do ser humano com o meio ambiente é a garantia da plenitude do reino de deus entre os seres humanos.
MARIA:
Até quando vai durar tanto sofrimento. Até quando meus filhos vão sofrer nas mãos dos opressores, nas mãos dos governantes? Quando por fim virá a liberdade? quando reinará a justiça? Quando vai cessar a violência contra as mulheres, o trabalho infantil, a miséria. Meu filho quando enfim a tua mensagem será posta em prática? Quando a humanidade vai te ouvir?
MARIA
A ganância pelo poder, a corrupção, têm ceifado muitas vidas...
MADALENA
Jesus nos ensina o caminho da libertação, para a justiça social...
VERONICA
A face do teu filho ficará gravada na face de cada ser humano de bem...
MARIA
Seu amor reflete vida e luz para a humanidade.
MADALENA
Reflete sonhos, respeito a toda forma de vida da terra, a igualdade social.
VERÔNICA
A face de Jesus Cristo reflete a face do povo oprimido, humilhado, tendo os seus direitos negados.
MADALENA
A mensagem revela a luta pela conquista de direitos, de lutar contra os poderosos, os opressores, os políticos que compram a dignidade de nossa gente.
MARIA
Sejamos todos fortes, como meu filho é forte, e com a união, o trabalho, possamos mudar a realidade de nossas comunidades. Só o povo unido, firme, com objetivos, pode construir novos caminhos, através da busca do bem comum, com a educação a cultura, promovendo a felicidade coletiva e paz.
JUDAS
Quantos não se vendem para políticos corruptos e desonestos. Quantos não se deixam levar pelas ambições. Sei que não sou o único. Então por que me condenam? Se vendem a própria alma!!!
Eu buscarei a minha própria condenação. Quantos têm coragem de auto punir-se, por vender o corpo e a alma aos poderosos.
Eu não sou o único traidor da história.
JESUS CRISTO
Eu sou a luz do mundo. Aquele que crê em mim, crê na vida, no sonho.
E somente colocando em prática, os ensinamentos que vos deixo, estarás construindo o caminho para o paraíso divino, que será conquistado através do respeito ao próximo, ao meio ambiente, com honestidade, com educação, com o teu trabalho, por ti e por todos. O reino dos céus é dos justos, dos que lutam por justiça social, para construir o paraíso na terra.
Assim como ressuscitei, ressuscite a minha mensagem dentro de ti.
Veja fotos do espetáculo:
Impressionante o dinamismo artístico desta Comunidade. Confesso que sou daí, mas não fazia quase ideia desta riqueza cultural da nossa famosa Parada. É certo que no nosso tempo, o pessoal não era tão artista como se revela nos dias de hoje. Gostaria de parabenizar, neste meu pequeno comentário, todos os integrantes que tornaram possível tão valoroso evento de Semana Santa, não obstante às naturais dificuldades, inclusive junto à direção do mencionado órgão público municipal. Ainda destacaria: "A excelente reportagem, em si"; e, "A foto da Raimunda Anunciada, dado que ela realmente sempre manifestou sintonia com estes movimentos artísticos-culturais, ora em plena realização.
ResponderExcluir