quarta-feira, 13 de abril de 2011

PROJETO CIA. ENGENHEIROS DA ARTE CAMINHOS DA SUSTENTABILIDADE

O grupo artístico Cia. Engenheiros da Arte é um importante grupo de teatro de Senador Pompeu que está incentivando a criação de novos grupos artísticos no município de Senador Pompeu em parceria com o Instituto Casarão de Cultura e Cidadania. Em 2010 o grupo foi beneficiado pelo  projeto Cia. Engenheiros da Arte - Caminhos da Sustentabilidade, através do Programa Microprojetos Mais Cultura para o semiárido, uma ação conjunta do Banco do Nordeste, Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, Funarte e Ministério da Cultura.

Encenação da Paixão de Cristo no Sertão

Através do projeto Cia. Engenheiros da Arte-Caminhos da Sustentabilidade, foi possível manter as atividades do grupo artístico Cia. Engenheiros da Arte, durante todo o ano de 2010. Foram realizadas oficinas de teatro, cenografia e dança, possibilitou a montagem dos espetáculos teatrais: Paixão de Cristo no Sertão, Campo de Concentração de 1932, Auto de Maria Santa e Auto do Menino Deus do Sertão. 
  Auto do Menino Deus do Sertão - Auto Natalino

O projeto faz parte do Programa Microprojetos Mais Cultura, que apoiou projetos no valor de R$ 8.678,07. O dinheiro foi investdo em equipamentos de iluminação, cenários, figurinos, maquiagem, pagar oficinas e infraestrutura de apresentação dos espetáculos. Os resultados foram além do previsto no projeto, 4 espetáculos teatrais, 3 grandes oficinas e a formação de 2 novos grupos artísticos. Mesmo sendo um valor pequeno, diante da quantidade de atividades desenvolvidas, foi de grande importância para o grupo e para o desenvolvimento cultural de Senador Pompeu, proporcionando geração de trabalho e renda para os artistas locais, provando que quando o recurso é bem administrado é possível se fazer muito com o “pouco”. O Instituto Casarão de Cultura e Cidadania foi um grande parceiro na execução do projeto como realizador das atividades, colaborou para a amplitude das ações e eficácia da execução. Contou também com a parceria da Associação Comunitária de Engenheiro José Lopes e Grupo de Apoio Comunitário do Distrito Bonfim.

 Peça teatral Campo de Concentração de 1932

Através das oficinas e montagem dos espetáculos, a Cia. Engenheiros da Arte incentivou a criação de novos grupos: Arautos do Bonfim na comunidade de Bonfim que foi parceiro na montagem do espetáculo Campo de Concentração de 1932, o grupo Arautos do Bonfim já montou o auto natalino, Auto de Maria Santa, criou na comunidade de Engenheiro José Lopes com as crianças do Pontinho de Cultura Cultivando Vida e Arte no Semiárido, o grupo Pequenos Engenheiros da Arte, que montou a encenação natalina, Auto do Menino Deus do Sertão.
Auto de Maria Santa - Auto Natalino

O público alvo do projeto foram crianças, adolescentes e jovens do Distrito de Engenheiro José Lopes e Bonfim. Teve duas vertentes principais: formação teórica e prática em teatro e aquisição de materiais: figurinos, adereços, cenários, maquiagem, iluminação e sonoplastia para os espetáculos do grupo.
 Oficina de Cenografia

Ações como o Programa Microprojetos Mais Cultura, favorecem aos grupos que desenvolvem pequenas atividades culturais nos comunidades, mecanismos para a manutenção de suas atividades, sempre indo além, fazendo mais do que se propões em projeto, garantindo eficácia no investimento e o retorno para a comunidade, possibilitando assim o crescimento do grupo, o amadurecimento artístico e a inclusão de jovens no mercado de trabalho através da economia da cultura.

 Atividades desenvolvidas através do projeto Cia. Engenheiros da Arte Caminhos da Sustentabilidade:

Oficina de dança 



Ministrada pelo bailarino e coreógrafo Benzer dos Anjos, voltada para a capacitação dos integrantes da Cia. Engenheiros da Arte e Arautos do Bonfim, para a montagem do espetáculo Campo de Concentração de 1932, para desenvolver a consciência e expressão corporal dentro da estética corpórea e movimentos do espetáculo.


Oficina de criação e montagem de cenários



A oficina foi ministrada pela Oficina de Arte Padre Albino Donatti, durante o mês março de 2010, teve como objetivo a criação e montagem dos cenários da Paixão de Cristo no Sertão. Participaram da oficina crianças, adolescentes e jovens do Distrito de Engenheiro José Lopes, que juntos sob a orientação dos instrutores criaram e confeccionaram os cenários do espetáculo teatral que também foi encenado pelos participantes da oficina.

Oficinas e laboratórios teatrais



Ministradas pelo ator e diretor teatral Fram Paulo, visando a capacitação dos participantes dos espetáculos teatrais, voltadas para compreensão das técnicas de interpretação, técnica vocal, expressão corporal, exercícios de aquecimento físico, jogos dramáticos, estudo de elementos da direção e teoria teatral. Teve como público alvo, crianças, adolescentes e jovens dos distritos Engenheiro José Lopes e  Bonfim.


Espetáculo a Paixão de Cristo no Sertão




Encenação da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo, espetáculo emocionante montado por integrantes da Cia. Engenheiros da Arte e Grupo Arautos do Bonfim.


Peça teatral Campo de Concentração de 1932

Peça que conta o fato histórico Campo de Concentração de flagelados da seca, ocorrido em Senador Pompeu no ano de 1932, texto de Valdecy Alves, montado por integrantes da Cia. Engenheiros da Arte e Arautos do Bonfim.

Auto do Menino Deus no Sertão


Auto natalino apresentado pelo grupo mirim, Pequenos Engenheiros da Arte, integrantes do Pontinho de Cultura Cultivando Vida e Arte no Semiárido.

Auto de Maria Santa



Auto natalino apresentado pelo grupo criado dentro das oficinas de teatro do projeto, Arautos do Bonfim, que passa a andar com suas próprias pernas e monta seu primeiro espetáculo.

 Atualmente a Cia. Engenheiros da Arte está preparando a montagem da Paixão de Cristo no Sertão em parceria com o grupo Arautos do Bonfim.

Integram a coordenação da Cia. Engenheiros, as seguintes pessoas:
Karla Samara
Antônio Jeferson
Antônia Liandra
Ana Paula
Maria Aparecida
Eltanin Alighieri
Erick Vandick
Gerlânio Rodrigues
Ana Cecília

Fonte:Instituto Casarão de Cultura e Cidadania

Nenhum comentário:

Postar um comentário