sábado, 25 de fevereiro de 2012

Pré-lançamento do documentário Caminhando ao Campo Santo



Aconteceu neste dia 25 de janeiro de 2012 ás 17:30h, no Cineclube Cine Berradeira – Cinema na Comunidade que é um projeto da ACEJOL-  Associação Comunitária de  Engenheiro José Lopes  em parceria com o Instituto Casarão de Cultura e Cidadania e  Cia. Engenheiros da Arte, através da Ação Cine Mais Cultura, o pré-lançamento do  documentário Caminhando ao Campo Santo,  idealizado pela  atriz e produtora Karla Samara,  ex - moradora do pequeno Distrito de Engenheiro José Lopes onde iniciou seus primeiros trabalhos artísticos, através de grupo de jovens e em seguida ingressou na Cia. teatral  Engenheiros da Arte, onde a mesma até hoje coordena e dirige espetáculos teatrais.

A realização desta obra foi possível ser concretizada através do VIII EDITAL PRÊMIO CEARÁ CINEMA E VÍDEO, categoria produção, modalidade Curtametragem  Vídeo, da SECULT-CE, Secretaria de Cutura do Estado do Ceará, e contou com a realização do Instituto Casarão de Cultura e Cidadania e produção da Uzina Produções.  


O vídeo Caminhando ao Campo Santo apresenta três abordagens:
A Caminhada – Nessa abordagem apresenta-se a caminhada da seca, o acontecimento, a história da caminhada.  Para essa abordagem foram gravadas as cenas do documentário durante  06 anos,  de 2006 à 2011, desde a saída das pessoas das comunidades mais distantes, por volta de 2 e 3 horas da manhã, onde foi acompanhada uma das caravanas que participam da caminhada da seca.
A Fé e Devoção – Nessa abordagem do documentário, trata da questão da devoção da comunidade para com as almas da barragem, os milagres, a simbologia, a questão do aspecto da religiosidade popular. Foram colhidos depoimentos de pessoas que dizem ter alcançado graças e  de religiosos.
O Aspecto Histórico – A questão da devoção às Almas da Barragem que está diretamente ligado ao fato histórico campo de concentração de 1932, durante a grande seca, onde eram confinados milhares de flagelados da seca no município Senador Pompeu, para que os mesmos não invadissem a capital Fortaleza – CE. Para esta abordagem foram colhidos depoimentos com sobreviventes ainda lúcidos.

O vídeo foi exibido para as crianças do Projeto Pontinho de Cultura Cultivando Vida e Arte no semiárido e jovens da Cia. engenheiros da Arte,  no espaço da ACEJOl. Na opinião dos participantes da sessão foi um vídeo de fácil entendimento para eles e se indentificaram bastante ao verem seus familiares e conhecidos na tela do cinema, Cineclube Cine Berradeira. 

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Carnaval Cultural Bloco Unidos dos Caretinhas


Crianças preparadas para desfile 

O Projeto Pontinho de Cultura Cultivando vida e arte no semiárido é um projeto da ACEJOL – Associação Comunitária de Engenheiro José Lopes realizado em parceria com o Instituto Casarão de Cultura e Cidadania importante mobilizador de grupos culturais do Município Senador Pompeu-Ce e o Grupo teatral Cia. Engenheiros da Arte. Este projeto foi premiado pela SECULT – CE, Secretária de Cultura do Estado do Ceará, através do PRÊMIO MAIS CULTURA PONTINHOS DE CULTURA DO ESTADO DO CEARÁ – 2010 e também pelo MINC – Ministério da Cultura Prêmio Pontinhos de Cultura – 2010.  O projeto premiado pela SECULT-CE foi executado no período de Janeiro á Dezembro de 2011 satisfatoriamente e  o projeto premiado pelo Ministério da Cultura após ser disponibilizado o recurso em 2012 está sendo executado Neste mesmo ano.

Crianças em frente á casa da D. Raimunda Vaqueiro
As crianças do projeto Pontinho de Cultura saíram pelas ruas do pequeno Distrito Engenheiro José Lopes trajando suas roupas de caretinhas, tocando os instrumentos musicais da Banda dos Caretinhas e entoando marchinhas carnavalescas. O Bloco Unidos dos Caretinhas foi animado pelos integrantes da Cia. Engenheiros da Arte e pelos pais dos integrantes, que seguiram o bloco com muita animação.
Desfile nas ruas
Após todo o trajeto em volta da pequena praça, mais conhecida por eles como “pracinha”, seguiram em direção ao trio elétrico que a loja Max Eletro disponibilizou, com um repertório que variava entre marchinhas, frevo e côco, ritmos conhecidos e trabalhados pelas crianças  do Projeto Pontinho de Cultura.  Eles também fizeram questão de terem suas rainhas, que foram escolhidas pelas próprias crianças.

O Bloco Unidos dos caretinhas inseriu uma nova tradição na Comunidade de Engenheiro José Lopes, o Carnaval Cultural do Bloco Unidos dos Caretinhas que é um carnaval diferenciado para o Município de Senador Pompeu – CE, onde este tipos de músicas são raramente ouvidas no período carnavalesco e dificilmente  existe um carnaval para as crianças se divertirem longe de bebidas, músicas impróprias para a idade e sem desperdício de comida, foi combinado com todos que não teríamos o mela-mela com alimentos, um dos fundamentos do projeto é a Educação, Saúde, vida digna no semiárido e a valorização da comida, pois um país onde pessoas passam necessidade é uma tristeza o desperdício de farinha de mandioca nos carnavais. As crianças concordaram e tudo ocorreu como planejado.