sábado, 25 de fevereiro de 2012

Pré-lançamento do documentário Caminhando ao Campo Santo



Aconteceu neste dia 25 de janeiro de 2012 ás 17:30h, no Cineclube Cine Berradeira – Cinema na Comunidade que é um projeto da ACEJOL-  Associação Comunitária de  Engenheiro José Lopes  em parceria com o Instituto Casarão de Cultura e Cidadania e  Cia. Engenheiros da Arte, através da Ação Cine Mais Cultura, o pré-lançamento do  documentário Caminhando ao Campo Santo,  idealizado pela  atriz e produtora Karla Samara,  ex - moradora do pequeno Distrito de Engenheiro José Lopes onde iniciou seus primeiros trabalhos artísticos, através de grupo de jovens e em seguida ingressou na Cia. teatral  Engenheiros da Arte, onde a mesma até hoje coordena e dirige espetáculos teatrais.

A realização desta obra foi possível ser concretizada através do VIII EDITAL PRÊMIO CEARÁ CINEMA E VÍDEO, categoria produção, modalidade Curtametragem  Vídeo, da SECULT-CE, Secretaria de Cutura do Estado do Ceará, e contou com a realização do Instituto Casarão de Cultura e Cidadania e produção da Uzina Produções.  


O vídeo Caminhando ao Campo Santo apresenta três abordagens:
A Caminhada – Nessa abordagem apresenta-se a caminhada da seca, o acontecimento, a história da caminhada.  Para essa abordagem foram gravadas as cenas do documentário durante  06 anos,  de 2006 à 2011, desde a saída das pessoas das comunidades mais distantes, por volta de 2 e 3 horas da manhã, onde foi acompanhada uma das caravanas que participam da caminhada da seca.
A Fé e Devoção – Nessa abordagem do documentário, trata da questão da devoção da comunidade para com as almas da barragem, os milagres, a simbologia, a questão do aspecto da religiosidade popular. Foram colhidos depoimentos de pessoas que dizem ter alcançado graças e  de religiosos.
O Aspecto Histórico – A questão da devoção às Almas da Barragem que está diretamente ligado ao fato histórico campo de concentração de 1932, durante a grande seca, onde eram confinados milhares de flagelados da seca no município Senador Pompeu, para que os mesmos não invadissem a capital Fortaleza – CE. Para esta abordagem foram colhidos depoimentos com sobreviventes ainda lúcidos.

O vídeo foi exibido para as crianças do Projeto Pontinho de Cultura Cultivando Vida e Arte no semiárido e jovens da Cia. engenheiros da Arte,  no espaço da ACEJOl. Na opinião dos participantes da sessão foi um vídeo de fácil entendimento para eles e se indentificaram bastante ao verem seus familiares e conhecidos na tela do cinema, Cineclube Cine Berradeira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário