quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

A tela do cinema clareia as noites do sertão.

Matéria reproduzida  através do blog: http://www.institutocasarao.blogspot.com   

por: Fram Paulo

O Cine Berradeira – Cinema na Comunidade é um projeto da Associação Comunitária de Engenheiro José Lopes – ACEJOL, que funciona no prédio sede da associação no Distrito de Engenheiro José Lopes, município de Senador Pompeu, foi contemplado pela ação Cine Mais Cultura do Ministério da Cultura, com equipamento audiovisual de projeção digital no ano de 2010, para a realização de sessões cinematográficas na comunidade. No mesmo ano a iniciativa foi premiada pelo VIII EDITAL PRÊMIO CEARÁ DE CINEMA E VÍDEO, CATEGORIA: DESENVOLVIMENTO DO CINECLUBISMO na MODALIDADE: MANUTENÇÃO DE CINECLUBES, proporcionando a ampliação do projeto para outras comunidades de Senador Pompeu, clareando o sertão com a luz mágica do cinema.  Tem  parceria do Instituto Casarão de Cultuara e Cidadania e apoio do GACESB - Grupo de Apoio Comunitário, Econômico e Social Bonfinense, através da Biblioteca Comunitária Veredas da Leitura.



Cine Berradeira é um projeto voltado para a democratização do acesso à arte cinematográfica no município de Senador Pompeu, através de exibições gratuitas de filmes, com a realização de 5 sessões cinematográficas por semana, sendo 2 itinerantes e 3 fixas, perfazendo um total de 20 exibições mensais. No ano de 2011, o projeto passou por 28 comunidades, realizou 170 sessões, com mais de 50 filmes exibidos e atingindo mais de 7 mil pessoas de todas as  faixas etárias.



As exibições acontecem nos terreiros das casas, nas capelas, nas associações comunitárias, nas escolas, em alpendres, em qualquer lugar é possivel a realização das sessões cinematográficas, que têm encantado e divertido muita gente, além de ser um importante instrumento de socialização para as comunidades, de discussão e reflexão sobre temas diversos abornados nos filmes exibidos . Com  destaque para o filme Menino de Carvão, uma produção local, que aborda a questão do trabalho infantil e a violência doméstica. Quem também teve grande aceitação nas comunidades foram os filmes de Mazzaropi. Se o personagem Quizinho de Tapete Vermelho levasse seu filho ao distrito de Engenheiro José Lopes, ao Cine Berradeira, com certeza assistiria a um filme do Mazzaropi com facilidade.



A Senhora Maria Arlete da Silva Dantas, diretora administrativa da escola João Baia Sobrinho da  comunidade do Vinte e Sete, fez o seguinte comentário:
“Foi muito bem-vindo o projeto cinema na comunidade, a gente tem mais é que agradecer, porque foi bem proveitoso, teve o apoio da comunidade, todos participaram, gostaram e se divertiram. Agente fica feliz, em receber projetos que vêm ajudar no conteúdo da escola, os alunos participaram, estimulou a participarem nos debates, especialmente do filme Menino de Carvão, que deixou uma mensagem muito bonita relacionada à escola. Foi muito bom, atingiu a nossa meta de trazer conteúdo para nossa escola.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário