sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Pontinho de Cultura Participa de Vivência com o Reisado do São Joaquim



Terceira noite da Jornada Natalina do Reisado do São Joaquim

Aconteceu no dia 30 de dezembro de 2011, na comunidade de Candoca, cerca de 17 km da sede do município de Senador Pompeu, a terceira noite da Jornada Natalina do Projeto Reisado do São Joaquim, onde aconteceu a vivência em tradição de reisado de caretas com as crianças do Pontinho de Cultura Cultivando Vida e Arte no Semiárido.

A equipe do Instituto Casarão e da Uzina Produções chegou ao  distrito de Engenheiro José Lopes , por volta das 18:30h, todas as crianças do pontinho  já estavam prontas e ansiosas para participarem do reisado de caretas. A Kombi que transportava os equipamentos e equipe de produção, precisou ir até a comunidade de Candoca para descarregar e depois retornou para pegar as crianças.

A brincadeira aconteceu na casa da Senhora Virgínia Mamedes, no pequeno salão de eventos que tem ao lado de sua casa. Ela nos relatou que estava muito feliz pela realização do evento em sua casa, pois há muito tempo não acontecia reisado na comunidade e muita gente nunca tinha visto.



O projeto Pontinho de cultura cultivando vida e arte no semiárido do Distrito Engenheiro José Lopes, deu origem à Trupe dos Caretinhas, grupo tradicional da comunidade e a banda dos caretinhas. No decorrer da viagem até a Candoca, distante da sede do distrito cerca de 3 km, todas as crianças foram cantando e tocando instrumentos de percussão, cantavam as músicas do repertório da bandinha dos caretinhas e toadas do reisado do São Joaquim.


O grupo de reisado de Caretas de São Joaquim, chegou por vota das 19:30h. Enquanto o grupo se prepara para a brincadeira, as crianças da trupe e da bandinha dos caretinhas e o público presente assistiram a vídeos sobre o reisado do são Joaquim, através da parceria com o projeto Cine Berradeira - Cinema na Comunidade.
A esposa do Mestre João Inácio, a senhora Antonieta deu início à vivência ensinando os passos básicos da dança para as crianças, enquanto a banda dos caretinhas aprendia os ritmos com os músicos. Com pandeiros, triângulos e zabumba, os meninos da  banda do caretinhas fizeram o som da vivência em tradição de reisado de Caretas.


 


A vivência das crianças Pontinho de Cultura Cultivando Vida e Arte no Semiárido em tradição de reisado de caretas, possibilitou um aprendizado diferenciado, onde as crianças interagiram diretamente com os mestres, com os caretas, com os músicos e com as figuras. Quando crianças têm contato direto, vivencia a tradição, ela absorve espontaneamente os códigos culturais, que passam a fazer parte da sua identidade cultural.







Nenhum comentário:

Postar um comentário